Arenas do Século XXI

abril 28, 2017

O Gladiador foi um dos filmes que mais me marcou. Vi-o com cerca de 10 anos, e foi um dos primeiros - se não o primeiro - filme "de crescidos" que me surpreendeu. Surpreendeu-me pelo amor. Surpreendeu-me pela coragem. Mas, acima de qualquer outra coisa, surpreendeu-me pela maldade.

Nunca lidei bem com o sofrimento alheio, mesmo que seja em filmes. E, especialmente filmes tão realistas como O Gladiador, deixam-me fisicamente mal disposta. Lembro-me de passar o filme a pensar "Como é que isto pode ter acontecido?". Trata-se de uma história fictícia mas, ainda assim, tem bastantes factos reais e o filme, que tanto me impressionou, também me fez refletir: Até que ponto pode ir a maldade humana?

É difícil escolher o momento mais marcante num filme tão complexo e forte como é O Gladiador mas, se tivesse que escolher, escolhia as cenas na arena. A maldade e a indiferença coletiva deixaram-me completamente boquiaberta e o facto de uma multidão obter qualquer tipo de prazer com o sofrimento alheio é algo inconcebível para mim. 

Mas, mais assustador do que qualquer filme, é o facto de hoje em dia repetirmos os comportamentos que hipocritamente apelidados de bárbaros. Naquela época não existia informação, os direitos humanos era algo utópico e ninguém tinha sequer a audácia de pensar em criticar o imperador. 

Mas qual é a nossa desculpa hoje? Que desculpa temos para os jovens - e adultos - que oferecem o punho à mínima provocação? Que desculpa temos para os círculos que se formam em volta de uma briga, em que todos incitam a violência e se preocupam mais em filmar do que em terminar o conflito? Que desculpa temos nós para a nossa indiferença?

Fico genuinamente preocupada com o desenvolvimento ou, neste caso, falta de desenvolvimento da raça humana. Temos um potencial gigantesco, enormes quantidade de informação à distância de um clique e, acredito sinceramente, podíamos ser verdadeiramente geniais. Mas não, parecemos determinados em repetir os erros do passado e a alimentar ciclos viciosos de violência. 

Vejo cada vez mais humanos e cada vez menos Humanidade. E isso, é algo que me assusta verdadeiramente.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Acredita que até hoje eu não assisti esse filme? Mas achei interessante a ideia que você trouxe com o texto levantando assim uma reflexão sobre o assunto.

    Blog Profano Feminino

    ResponderEliminar
  2. É mesmo assustador o quanto algumas pessoas conseguem ser tão desumanas!

    ResponderEliminar
  3. Preocupo-me muitas vezes pela mesma razão. Onde será que o ser humano vai parar?

    ResponderEliminar
  4. É algo que também me preocupa bastante , as pessoas já não têm valores. Credo

    ResponderEliminar
  5. Vi-o uma vez à uns anos, mas não vi tudo, adormeci. Eu e o meu namorado falamos muito de filmes, é uma paixão de ambos e ele falou-me nesse que tenho de o ver melhor.

    Um beijinho com carinho

    Diamonds In The Sky, Daniela Silva

    ResponderEliminar
  6. Lembro-me de o ver e debater a questão durante muito tempo. Acho que é muito actual a história.

    ResponderEliminar