SÉRIE | Lockup: Wabash Valley - Extended Stay

março 10, 2017

"Nenhuma cadeia é mais forte do que o seu elo mais fraco".
 -Arthur Conan Doyle


Um dos inquestionáveis benefícios do Netflix é a diversidade de programas disponível.

Netflix é sempre a minha opção quando me apetecer ver algo que não os meus programas ou séries habitais. Entre filmes, séries e documentários, existe sempre uma certeza: vou encontrar algo de extraordinário para ver. Foi assim que descobri Lockup: Wabash Valley - Extended Stay.

Resultado de imagem para Lockup wabash valley

Curiosamente, Wabash Valley, a prisão, apresenta uma população superior à da cidade em que se situa. Enquanto a pequena cidade de Carlisle conta com cerca de 1200 habitantes, os reclusos de Wabash Valley são cerca de 2000.

Durante vários meses a equipa de Lockup acompanhou o quotidiano de vários reclusos na Prisão de Wabash  Valley, no sudoeste do Indiana. A proximidade que a equipa de filmagens conseguiu estabelecer com os reclusos, e o facto de o estabelecimento prisional ter permitido que entregassem câmaras a alguns reclusos, dá-nos a conhecer o outro lado da moeda.

Para quem, como eu, está habituado à pena máxima portuguesa (25 anos) é chocante ver penas de 192 anos. Habituem-se. É uma prisão de segurança máxima, o tempo é contado em décadas, não em anos.

E preparem-se, vão conhecer pessoas que se arrependem genuinamente, pessoas que nunca vão sair de lá, pessoas que mereciam penas muito superiores e pessoas que fariam tudo novamente.

Resultado de imagem para Lockup wabash valley

Lockup não tem como objetivo criticar o sistema penal, nem acusar ou santificar os reclusos. Lockup: Wabash Valley - Extended Stay é apenas um documentário extraordinariamente bem conseguido que, pela seleção criteriosa de reclusos, consegue representar perfeitamente a diversidade de personalidades e pensamentos que existe naquele espaço confinado.

Uma coisa é inegável: existem sempre dois pontos de vista para a mesma história. E se por um lado senti pena de alguns reclusos e considerei as suas penas ridiculamente exageradas, por outro existem reclusos que perderam toda a humanidade e receberam penas reduzidas tento em conta os crimes bárbaros que cometeram.

Lockup tornou-se num dos meus programas favoritos e é de visualização obrigatória para quem se preocupa com o nosso Mundo e consegue ver para além do seu próprio umbigo.

Já alguém conhece Lockup: Wabash Valley - Extended Stay? O que acharam?

You Might Also Like

8 comentários

  1. Não conhecia, mas parece-me extremamente interessante, analisando o que tu nos contas aqui... sou capaz de ir pesquisar mais sobre o assunto...
    http://sunflowers-in-the-wind.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido falar! Mas a minha cultura de séries também é bastante fraca :/

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia e fiquei super curiosa, a premissa é excelente *.*

    ResponderEliminar