Dar sangue.

novembro 05, 2015

Pouco depois de ter feito 18 anos comecei a dar sangue no entanto não o faço com tanta frequência como gostaria. Normalmente fico ligeiramente debilitada, devido às náuseas e cansaço extremo - para terem uma pequena ideia depois de ir dar sangue sou capaz de dormir o resto do dia - e isso não é muito compatível com a vida de quem tenta conciliar faculdade, trabalho, namorado, família e amigos. 

Não é fácil mas tento sempre fazê-lo pelo menos uma vez por ano e hoje resolvi aproveitar a recolha de sangue na faculdade. Quando chegou a minha vez a enfermeira ficou e remexeu tudo o que era possível remexer com uma agulha no interior do meu braço. Ela puxava e empurrava, ora virava para a esquerda ora para a direita e passado algum tempo a pergunta de ouro "Estou a magoá-la?".

Tive de respirar fundo e conter-me - afinal ela está a fazer o trabalho dela e não tem culpa de as minhas veias não serem das melhores - mas tudo o que me apetecia era agarrar numa agulha igual e fazer-lhe o mesmo enquanto dizia "Oh, não sei... Veja lá se magoa". No entanto acabei por fazer um sorriso meio amarelo e dizer "Mais ou menos...". Digo-vos já que só não chorei por vergonha. A seguir chama a colega e lá vai mais uma voltinha no carrossel que é o braço da Ana...

Depois tentaram o outro braço e eu só pedia que aquilo acabasse de pressa.  No outro braço a mesma cantiga, sangue que é bom, nada! Vai na volta e sou um milagre da medicina que caminha por este mundo sem uma gotinha de sangue no corpo...

funny, blood, and quote image

You Might Also Like

5 comentários

  1. Ai possas .. eu acho que não me conseguia conter, acredita !!!

    ResponderEliminar
  2. Eu já tentei dar sangue, mas depois sinto-me mal. Não dá mais que tirar um ou dois tubinhos para análises. Mas recentemente tirei sangue para ser dadora de medula óssea, o que vale é que é só um tubinho :p

    ResponderEliminar
  3. É incrível como há gente tão parva e que não se apercebe que magoa o outro !

    ResponderEliminar
  4. Fogo, isso é mesmo mau. Por acaso ainda hoje à hora de almoço estava a falar com os meus amigos sobre isso, tanto a doação de sangue (que quero fazer) como o facto de às vezes não acertarem com a veia xp

    ResponderEliminar
  5. é natural, a mim acontece-me sempre a mesma coisa, e se a veia rebentou aconselho-te já a colocar trombocide, a ultima x fiquei com o braço tipo violência doméstica durante 15 dias. Sou enfermeira já agora, e n tens noção a frustração que é não conseguir fazer uma colheita em condições, ainda mais quando é um ato altruísta como doar sangue.

    ResponderEliminar