Relacionamentos - A Importância do Respeito.

setembro 02, 2015

Em qualquer relação - romântica ou não - o respeito desempenha um papel essencial. E, tal como não existem duas relações iguais, também as atitudes que demonstram, ou não, o respeito são relativas.

Para muitos é impensável tratar os pais, avós ou bisavós por tu, para mim tratá-los por você é completamente contra-natura. Desde muito cedo que me foi incutido, especialmente pelo lado materno, que a família é algo essencial e indispensável e são das poucas pessoas que vão estar lá para nós não importa o que aconteça e, devido a essa mesma proximidade, o tratamento a nível de linguística também sempre foi, para mim, simples e bastante representativo dessa mesma proximidade.

Sou a filha, sobrinha, neta e bisneta que trata por tu, mas também sou a que diz "Amo-te muito." no fim de cada conversa telefónica, ou simplesmente por que sim, e a que distribui abraços e beijinhos sem motivo aparente.

As pessoas não são lineares e as relações que estabelecem entre si são de uma complexidade incrível e absolutamente fascinante e, algo tão essencial como o respeito mútuo só pode ser definido entre essas mesmas pessoas e está intrinsecamente relacionado com o nível de tolerância, a proximidade e a própria personalidade e ninguém, e reforço NINGUÉM, exterior à relação que se estabelece entre duas pessoas - seja pai, irmão, namorado ou amigo - pode julgar ou condenar se os envolvidos não se sentem minimamente incomodados.

You Might Also Like

1 comentários