O Menino Que Apenas Queria Comer.

agosto 08, 2015

Ontem optámos por jantar num restaurante perto do apartamento onde estamos instalados para festejar o aniversário do meu irmão. Fui das primeiras a terminar portanto resolvi aproveitar para arrumar a tralha na minha mala enquanto esperava - sim, eu sei, sou um bocadinho estranha. Estava distraída quando me apercebo que o dono do restaurante estava a vir na direção da nossa mesa, bastante aborrecido, enquanto mandava alguém embora. 

Quando olho para o lado deparo-me com um miúdo com pouco mais de dez anos. Nem tive tempo de ler o pequeno cartaz que o menino trazia mas apressei-me a abrir a carteira para lhe dar 2 euros antes que o expulsassem. O menino apressou-se a justificar ao dono dizendo que tinha quatro irmãos e que só precisava de comida, nem pedia que lhe dessem dinheiro, apenas comida.

Fiquei para morrer. É verdade que muitos pedem e não precisam. Existem pessoas com mau fundo e sem carácter, é uma realidade e não há porque negar. Mas existe igualmente quem seja sincero, quem precise realmente e que agradece de forma genuína o mais pequeno dos gestos. 

Depois do miúdo sair o dono do restaurante insistiu em justificar a sua atitude e sabem que mais?  É a opinião de quem chega a casa, tem o frigorífico cheio e não vê muito além do seu umbigo. Como é que alguém, proprietário de um dos maiores restaurantes da zona, que tem sempre a casa cheia de gente, nega uma refeição a uma criança? Juro que não entendo! Uma pessoa que nem pede dinheiro, apenas pede COMIDA, dificilmente estará a mentir. A situação estragou-me o resto da noite, fiquei com imensa vontade de chorar e só tive pena de não ter dado mais dinheiro ao rapaz. 

You Might Also Like

5 comentários

  1. De facto quando pedem comida a situação é diferente, é sinal que realmente necessitam... Estas situações são tristes... :/

    R: Pois é :pp Estou a aguardar ^^

    ResponderEliminar
  2. Há tanta pobreza por este Portugal fora e cada vez acredito mais naquela frase do "quem mais tem menos dá". Poderia ter dado apenas uma sopa, uma sandes, mas ficar indiferente parte-me o coração. Ainda por cima crianças :(

    ResponderEliminar
  3. Possas :S
    Eu nessas situações acho que chamava novamente o menino e comprava-lhe qualquer coisa para comer. O dono é que podia ter feito isso, enfim...

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente há pessoas que são egoístas !
    No meu local de trabalho por acaso fazemos uma coisa que se chama "refood" que é basicamente dar a instituições comida que não podemos vender por assim dizer (bolos que se partem a desemformar por exemplo)

    ResponderEliminar
  5. Já me aconteceu querer dar comida e não quererem porque o que lhes interessava era mesmo dinheiro. Nestes casos não fico triste mas este caso de que falas é bem diferente. É de uma pessoa ficar mesmo perturbada. Continua a haver gente que só sabe olhar para si mesmo. De lamentar!

    ResponderEliminar