Deixa As Palavras Voarem | Preconceito.

julho 23, 2015


Corria o ano de 2000 quando, em Estocolmo, decorreu o primeiro Fórum Internacional dedicado ao Holocausto. Entre muitos dos participantes encontrava-se um pequeno grupo de sobreviventes e a dada altura um deles ergueu-se e apelou "Lembrem-se até onde o racismo, o anti-semitismo e a intolerância podem levar."

Por impulso certamente que a grande maioria dirá que se vão sempre lembrar e nunca será esquecido um período tão negro da História mas a verdade é que quando realmente conta, poucos se lembram. Podemos gritar a plenos pulmões ideais bonitos e justos mas, no dia-a-dia, quantos são realmente os que praticam o que proclamam?

Uns porque são gordos, outros porque são magros, uns porque são inteligentes, outros porque não o são, uns porque têm roupa fora de moda, outros porque só vestem determinada marca, uns porque vão à igreja, outros porque não vão, outros porque acreditam numa outra religião, poderia continuar indefinidamente. 

Na melhor das hipóteses são brincadeiras e piadas aparentemente inofensivas para quem as profere mas que magoam sempre o indivíduo a que se dirigem. Na pior das hipóteses originam crimes, homicídios, guerras e atentados. 

Muitos atribuem o estado atual do mundo e dos seus habitantes à ganância. Eu acredito que o verdadeiro culpado é o preconceito. Se cada um de nós abrir a sua mente - e o seu coração - todas as diferenças que anteriormente pareciam um precipício vão desaparecer e contribuir para tornar a vida de cada um mais rica e completa.

Aprendam a falar menos e a escutar mais, aprendam a pensar no efeito que as vossas palavras produziriam se fossem dirigidas a vocês próprios e, caso não gostem, calem-se, aprendam a compreender em vez de julgar, aprendam a integrar em vez de excluir, mas, acima de tudo, aprendam o que realmente significa bondade e, quando derem por isso, o preconceito desapareceu e o mundo tornou-se um local onde todos podem viver em paz.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Exatamente, às vezes são estas coisas como o preconceito que impedem as pessoas de terem uma vida mais feliz e tranquila. Obrigada pela participação

    ResponderEliminar
  2. Concordo com cada palavra...o mal da nossa sociedade é o facto de as pessoas não saberem olhar para elas próprias antes de apontarem o dedo aos outros e nisso inclui-se o preconceito que, ao invés de estar a diminuir, está a aumentar cada vez mais...

    R: Li o 'Luzes do Norte' e o outro que já não tenho certeza do nome mas penso que era ?Lágrimas da Lua' ou qualquer coisa parecida... mas não gostei assim muito, por isso, não li mais nenhum...

    ResponderEliminar