Quase no Ensino Superior #5 - A Localização.

junho 30, 2015

Existe quem escolha primeiro o curso e depois a faculdade, existe quem pesquise primeiro as faculdades mais conceituados e só depois escolha o curso, existe quem queira - ou tenha - que ficar perto de casa e limite as suas escolhas às opções disponíveis na faculdade da cidade onde residem e existe também quem escolha primeiro a cidade e só depois a faculdade e o curso.

Faço parte do terceiro grupo. Mesmo com a minha mãe a dizer-me que podia ir para a faculdade que quisesse eu sempre tive a noção de que, para tal acontecer, a minha família iria ter bastantes dificuldades e nunca conseguiria estar longe de casa sabendo que a minha mãe e os meus irmãos tinham que passar algumas dificuldades para eu continuar a estudar. Foi uma decisão minha. Só minha. E não me arrependo.

Num mundo ideal diria para seguirem os vossos sonhos independentemente de qualquer dificuldade mas não é isso que vou fazer. Vou dizer-vos que tirem uns minutos para pensar. Sobre vocês, a situação económica da vossa família, o curso que realmente querem e se estão a escolher o curso porque é o que gostam ou simplesmente porque a cidade onde existe é boa para a rambóia.

Existem bolsas mas elas podem demorar, como aconteceu este ano lectivo em que alguns alunos tiveram que abandonar os estudos porque em Fevereiro ainda não tinham recebido nem um cêntimo.

Entendo o desejo de viver fora de casa e terem a vossa independência mas ficar em casa também não é nenhuma desgraça. Ficam próximos de quem vos ama e têm um apoio constante, não perdem os aniversários e datas importantes, sabem que alguém vos vai trazer uma sanduíche quando tiverem de estudar pela noite fora e que alguém vos vai abraçar no final de um dia menos bom.

Como tudo na vida, existem dois lados para cada uma das situações. O meu conselho é que pensem bem, se querem realmente iniciar uma fase mais adulta e responsável da vossa vida nada melhor que fazê-lo de forma responsável.

Brandy ♥ Melville

You Might Also Like

11 comentários

  1. Gosto bastante da tua maneira de pensar, deviam ser todos assim e ter consciência das coisas. Lembrarem-se que a faculdade não é só festas...Eu acabei este ano o primeiro ano da minha licenciatura e fiquei a estudar na minha cidade em casa dos meus pais e tenho-te a dizer que não me arrependo nada, vivi a mesma vida académica que os outros e tive um ano excelente. Dá-se conta que já és uma mulherzinha, pela maneira como pensas, e lá está, acho que o mais importante é seguirmos o curso que queiramos, independentemente da cidade para onde temos de ficar.
    Li**

    ResponderEliminar
  2. apesar de gostar da ideia da independência, sei que o melhor para mim era mesmo ficar perto de casa

    ResponderEliminar
  3. Quando decidi o curso que queria e soube que havia numa universidade perto de casa, nem procurei mais lado nenhum. Com a minha média, era mais que certo que entrava nessa universidade e os meus pais não conseguiriam suportar muitas das despesas que se tem quando se estuda longe. No inicio, senti alguma revolta. Sentia que ia perder muita coisa, que não ia viver a vida académica como tanto ansiava e que não ia ter a independência que muitos falam. Já lá vão dois anos de universidade, e não trocaria nada! Passo duas horas de camioneta no caminho casa-universidade-casa, mas sei que chego das aulas e vou ter a comida feita e pessoas com quem conversar sobre o meu dia-a-dia. Não ando com o stress de fazer e desfazer malas, não falho datas especiais nem perco nenhum momento importante que possa acontecer (principalmente na vida do meu irmão). Tudo tem coisas boas e coisas más, mas eu sei que, para mim, ficar em casa foi a melhor decisão! :)

    ResponderEliminar
  4. Desde já obrigada pelas tuas dicas eu sei a média do quarto e é um bocado puxado mas não consigo ver no site as propinas e que eu eu quero ir é para peniche nao sei mesmo o que fazer e obrigada acerio

    ResponderEliminar
  5. No meu caso não tenho universidades perto com o curso que queria, tive mesmo de optar por estar a cerca de 300 kms de casa. Foi um grande esforço e sei que não o conseguiria se as condições tivessem sido outras. Como teria mesmo de sair de casa optei pelo curso que gostava, mas caso tivesse possibilidade de ficar em casa pensaria duas vezes!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela ajuda é uma boa ideia mas não sei porque a casa são 170 mais comida nãos sei mesmo a tua bolsa é de quanto se não for indiscrição claro

    ResponderEliminar
  7. Fui para a univesidade numa cidade diferente, mas ia e vinha todos os dias. Isto é muito desgastante. Mas não é impossível, não tinha capacidade financeira para me mudar para la a tempo inteiro, por isso teve de ser. Queria muito ter ficado pelo Porto, morria de amores pela biblioteca da Flup, mas não consegui escolher um curso que me agradasse minimamente, por isso, tive de ir para Aveiro. No meu caso compensou o esforço, porque o meu curso é exatamente aquilo que eu queria. Fui uma sortuda.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada acério já é uma otima ajuda eu também se quisesse a bolsa era para as propinas

    ResponderEliminar
  9. Perto de casa só tenho politécnicos e a UBI...Nenhum deles tem o curso que quero...A mais longe fica em Lisboa, a mais perto em Coimbra...

    ResponderEliminar