Só Estudante.

março 19, 2015

Desde que entrei para a faculdade, com 17 anos, que nunca fui só estudante. Sempre gostei da ser o mais independente possível e para mim isso passa por conseguir comprar as minhas coisas sem depender de terceiros.

Não foram poucas as vezes que ouvi "Que sorte teres estatuto de trabalhador-estudante. Assim podes faltar sempre que quiseres!". Pois... É verdade que tenho obrigatoriamente de perder imensas aulas - para terem uma noção este semestre ainda só consegui ir a duas! - e também é verdade que posso faltar sem assim o entender. No entanto, na grande maioria das vezes, gostava de ter um horário compatível com a faculdade, o que é praticamente impossível com um horário de trabalho a tempo inteiro.

Todos sabem que os trabalhadores- estudantes podem faltar sempre que é necessário - e sempre que querem - mas poucos imaginam a dificuldade que é conciliar um curso universitário com um trabalho a tempo inteiro. Poucos sabem que os dias começam sempre mais cedo e terminam sempre mais tarde. Pouco sabem dos almoços à pressa consumidos em frente ao computador da esperança de conseguir encaixar algum estudo na hora de almoço. Poucos sabem da dificuldade de ir para a faculdade assistir a uma aula depois de um dia de trabalho. Poucos sabem do esforço que é necessário para abrir os livros a uma sexta-feira à noite, quanto todo o que nos apetecia fazer era passar a noite no sofá a descansar de uma semana cheia de trabalho e assuntos exaustivos.

Se existem trabalhadores-estudantes que não se esforçam e abusam dos seus benefícios? Claro que sim. Assim como existem alunos que só estudante e mesmo assim faltam e não terminam as cadeiras. Existe de tudo mas acreditem, não é fácil conciliar.

You Might Also Like

12 comentários

  1. deve ser mesmo complicado! conheço situações como a tua e é mesmo difícil ir às aulas!

    ResponderEliminar
  2. Só comecei a trabalhar depois de tirar a licenciatura. Nem me imagino ser capaz de conciliar as duas coisas, porque não conseguiria. Sem dúvida que é um teste à capacidade de uma pessoa.

    ResponderEliminar
  3. Concordo a 100% porque tamem sofro na pele isso e sofri, porque também sempre trabalhei, só no 1º ano é que não e é mesmoooo desgastante :((

    ResponderEliminar
  4. Sei bem do que falas, pois também trabalho e estudo à noite ..

    ResponderEliminar
  5. Sei bem do que falas, pois também trabalho e estudo à noite ..

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão, eu não sou trabalhadora estudante, acho que ainda não tenho maturidade e destreza mental nem para fazer um part-time ao mesmo tempo que estudo, mas vejo por colegas minhas, já enfermeiras que é um desafio, e só fala assim dos "privilégios" do trabalhador estudante quem não está mesmo a ver a dificuldade que é conjugar tudo!

    Parabéns a ti, a sério :)

    ResponderEliminar
  7. Sei bem que muitos abusam, mas conheço 2 pessoas que têm uma situação igual à tua. Com umas agravantes... São casadas e têm ambas 2 filhos :/

    ResponderEliminar
  8. Eu também gostava de poder trabalhar, mas para mim é completamente impossível pois aqui perto não há nada e o tempo não estica. E tens razão no que disseste :)


    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Acredito plenamente que seja bastante complicado de conciliar, eu em vez de trabalhar preferi fazer tudo logo de uma vez e nunca faltar a aula nenhuma para aproveitar ao máximo.

    ResponderEliminar
  10. É super complicado mesmo mas é preciso ter coragem :p

    ResponderEliminar
  11. hey there my dear :) cool post !its pretty!

    Visit my pages if you like and maybe you would like to follow each other? let me know and leave me your links aswell

    My Blog | Facebook | Bloglovin | Lookbook
    | Header I made for bloggers

    ResponderEliminar
  12. Acredito que seja mesmo muito complicado.

    ResponderEliminar