Cozinha Encantada | As bolachas que se tornaram queques.

março 15, 2015

Uma das mais fascinantes características da cozinha é a sua contaste mutabilidade. Nada é definitivo, nada é certo e tudo é transformável.

A minha manhã começou com o desejo de experimentar criar algo novo e o meu fiel recruta - aka O Melhor Irmão do Mundo - guloso que só ele, decidiu que teria de ser algo doce. Que surpresa... Lá nos decidimos por algo que nunca tínhamos experimentado fazer, umas bolachinhas de coco. Estava tudo a correr lindamente, e a massa estava praticamente terminada, até decidirmos adicionar o último ingrediente, o coco ralado. Até aqui tudo bem, o problema é que não tínhamos coco! Estávamos os dois cheios de certeza que ainda havia uma embalagem mas as contas saíram furadas. Erro de novatos. No entanto a massa não podia ser desperdiçada portanto resolvi adicionar canela, raspas de limão e uma colher de café de extracto de baunilha e dar uso à forma dos queques.

O resultado está longe de ser o inicialmente esperado mas foi igualmente doce.


Receita "As bolachas que se tornaram queques"

Ingredientes:
200gr de açúcar
200gr de farinha com fermento
150g de margarina 
2 ovos
canela a gosto
raspas de um limão
1 colher de café de extracto de baunilha

Preparação:
Bater o açúcar com os ovos até obter um creme esbranquiçado. Adicionar a margarina amolecida e bater novamente. Adicionar os ovos - eu costumo adicionar um a um sem deixar de bater. Adicionar a farinha aos poucos sem deixar de bater. Quando a mistura estiver homogénea adicionar a canela - eu adoro por isso meto bastante -, as raspas de limão e uma colher de café de extracto de baunilha. 
Eu utilizei uma forma para queques e papéis para queques da PME. A vantagem? Esses papéis podem ir ao forno logo não é preciso untar as formas. Levar ao forno a 180ºC durante aproximadamente 15 minutos.

Informação adicional:
A massa estava concebida para ser massa para bolachas portanto o bolo que vai ser um bolo mais pesado mas com a parte superior deliciosamente crocante. Suspeito que a durabilidade seja mais reduzida uma vez que, como já é um bolo mais pesado, não fique tão bom de um dia para o outro. Gostava de vos dizer como vão estar amanhã mas as 12 fofuras que fiz já não vão ver a luz de um novo amanhecer.

You Might Also Like

4 comentários