O respeito é essencial.

maio 22, 2014

É verdade que agora virou muda a alimentação saudável, exercício físico, detox e afins mas certamente que é melhor do que a moda das bebedeiras, drogas e parvoíces, pelo menos para mim. Para mim não é uma coisa de agora, sou tudo menos Maria-Vai-Com-As-Outras mas é verdade que agora é muito mais fácil encontrar certos alimentos e até mesmo vídeos de exercícios estruturados por profissionais qualificados e competentes que nos permitem exercitar em casa sem ter de recorrer a ginásios. E eu gosto de ginásios mas neste momento não posso pagar uma mensalidade portanto a alternativa são os vídeos para me exercitar em casa e as caminhadas.

Isto tudo para dizer que cada vez mais ouço críticas. Se estou gorda é porque estou gorda, se estou magra é porque estou magra, se como batatas fritas é logo um " não admira que estejas assim", se faço refeições muito inteligentes de pessoas extremamente iluminadas.

A verdade é que me preocupo com o meu corpo à algum tempo. Sempre fui gorda e oscilava muito o peso mas na altura do 9.º cheguei quase aos 90 quilos, um verdadeiro disparate para o meu 1,67 m e decidi mudar.Cansava-me com facilidade, a minha pele estava horrível, detestava comprar roupa porque nada me ficava bem mas, mais importante, não me sentia bem comigo e tinha vergonha do meu corpo. À muito tempo que ouvia a minha mãe, médico de família e nutricionista mas quando vi aquele número na balança é que realmente abri os olhos.

Inscrevi-me num ginásio e modifiquei toda a minha alimentação sendo que não eliminei nada à excepção dos refrigerantes, apenas reduzi as quantidades. Gosto muito de comer e aprecio boa comida mas a boa comida pode ser saudável e,um dia por semana escolhia uma coisa que quisesse mesmo comer (batatas fritas, mousse de chocolate, o que fosse) sem me preocupar com calorias. A verdade é que o nosso corpo habituasse e, com o tempo, deixou de me apetecer coisas menos saudáveis que antes comia diariamente. Frequentava o ginásio 4/5 vezes por semana e comecei a gostar realmente de exercício físico e até as notas em Educação Física melhoram. Não era um plano rígido, um dia fazia cardio, outro musculação, outro um mix das duas e experimentava montes de aulas super divertidas. Quando atingi os 58 quilos nem queria acreditar. Como era possível ter perdido tanto peso sem me dar conta e, ainda por cima, sem me ter custado.

Consegui manter durante muito tempo com oscilações que julgo normais (1-3 quilos) mas quando a minha avó, uma pessoa essencial na minha vida, morreu tudo mudou e a minha forma de lidar com a dor era atafulhar-me em comida. Pode parecer ridículo mas a verdade é essa. 

Voltei a deparar-me com umas fotografias em que a minha cara parecia uma autêntica bolacha americana (daquelas enormes bem redondas) e com 85 quilos na balança e abri os olhos para a vida (outra vez). Fico triste por ter deitado tudo a perder mas a única coisa que posso fazer é recuperar portanto é isso que vou fazer. espero que pela última vez. 

A verdade é que tenho saudades daquilo que era. Não admito críticas dos outros porque eu sei o que é melhor para mim e não tento impingir nada a ninguém portanto agradeço que não me aborreçam. Não quero continuar a evitar lojas de roupa que tanto gosto por saber que nada me vai ficar bem, não quero continuar a arranjar desculpas para não ir à praia com amigos e conhecidos, não quero ter de deixar os meus sapatos preferidos no armário porque saber que não me vou aguentar em cima deles devido ao excesso de peso, não quero ficar sentada a ver os outros dançar por ter vergonha do meu corpo. Não quero deixar os vestidos e sais que tanto gosto no armário por ter vergonha das minhas pernas.Não quero. Ninguém tem de mudar comigo mas respeitem que eu quero mudar. Quero voltar a sentir-me bem. Voltar a sentir-me confiante. Voltar a sentir-me bonita. Voltar a sentir-me eu.

😇


You Might Also Like

3 comentários

  1. Nunca te vi mas aposto que és linda tal como és, mas se queres mudar, tens aqui todo o meu apoio (pode não contar de muito mas tens :p ) e sei que vais conseguir ! :D
    também tenho tido problemas com o meu peso por isso entendo bem o que estás a sentir

    ResponderEliminar
  2. Já conseguiste uma vez portanto vais conseguir novamente. Tens que acreditar que sim! Força, não desistas :)

    ResponderEliminar
  3. Neste momento só não consigo mesmo por falta de tempo, porque a vontade está aqui e em termos de alimentação tenho de ter muito cuidado devido a um problema que tenho :s

    Oh assim fico envergonhada, nas fotos é que até fico benzinho porque ao vivo sou mais tipo zumbi ahahah :)

    Fico à espera disso ou de um perfil de facebook ou qualquer coisa assim desse género <3

    ResponderEliminar