Trabalhar em casa

fevereiro 20, 2014

Conheço muitas pessoas que sonham trabalhar em casa e outras tantas que acham que quem está em casa todo o dia e não tem de "ir para o trabalho" simplesmente não faz nada e leva uma vida de rei. Para mim nenhuma dessas pessoas sabe o que é trabalhar em casa. 

Normalmente que sonha trabalhar em casa, como um "senhor" que eu conheço que está realmente em casa, acha que vão fazer uma coisinha ou outra, ou nada mesmo, e depois refastelar o rabiosque no sofá. Bem, é o que acontece a alguns. O dito "senhor" está em casa todos os dias mas não faz o jantar, não lava roupa, não limpa, não esfrega, não arruma porque "são coisas de mulheres". Gostaria eu de saber o que são então "coisas de homens" visto que o dito cujo não trabalha nem dentro nem fora de casa. Provavelmente na sua perspetiva "coisas de homem"  é viver à conta da mulher e dos filhos mas isso é outro assunto.

Já quem acha que "em casa não se faz nada" está redondamente engano. Mesmo que a pessoa apenas seja "dona de casa" existem sempre milhões de coisas para fazer (e quem trata de uma casa sabe perfeitamente do que estou a falar) principalmente se tiver filhos e, entre as tarefas domésticas tiver de ir levar e buscar à escolar e actividades  extracurriculares.

Torna-se ainda mais complicado de gerir quando, para além das tarefas domésticas se tem outra actividade profisional.

Eu, além da faculdade, "trabalho" em casa. E porquê "trabalho"? É um projeto em desenvolvimento e ainda não consigo ter um vencimento, por isso não considero realmente um trabalho apesar de todo o tempo que invisto. Para mim só será trabalho quando me conseguir sustentar a partir daí. Já trabalhei fora de casa e realmente prefiro trabalhar em casa mas essa é a minha preferência pessoal, conheço pessoas que davam o dedo mindinho para nunca ter de trabalhar em casa e eu também entendo. É necessário um bom planeamento e desenvolver algumas técnicas para manter os níveis de produtividade e não passar o dia a fazer almoços e jantares, a arrumar e esfregar... No entanto prefiro. Posso gerir o meu tempo e conciliar o trabalho com a faculdade, consigo ir buscar os meus irmãos à escola e levá-los às actividades sempre que a minha mãe tem de trabalhar até mais tarde, consigo ter o jantar pronto quanto chegam a casa e, se for preciso, ajudá-los com o estudo e tento sempre tirar umas horas para limpezas e arrumações que numa casa de 5 pessoas quando se acaba numa ponta é necessário recomeçar na outra.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu sou sincera... acho que era incapaz de trabalhar em casa. Ia distrair-me com tudo e não fazer nem metade do que deveria ter feito. Mas gabo quem consegue trabalhar em casa. É preciso um sentido de organização gigante.

    ResponderEliminar